Aline Huguenin

Cargo:

Fiscal de Rendas

Concurso:

ISS-RJ

Posição

37º

Me formei em Nutrição na UFF e trabalhava como nutricionista até 2022. Iniciei os estudos em novembro de 2019, visando a área fiscal, mais especificamente eu queria o ISS/RJ, porém fiz algumas provas da área de controle, principalmente pela possibilidade de permanecer no RJ. 

A primeira prova foi para o TCE/RJ, para o cargo de analista de controle externo, para o qual não fui aprovada. Em seguida saiu o edital para analista da Receita Estadual de SC, estudei com um pouco mais de disciplina e fui aprovada na 162° posição. Houve aumento no número de vagas e em julho/2022 tomei posse. Até essa data continuava trabalhando como nutricionista e estudando. Nesse meio tempo fiz outras provas da área de controle (técnico de controle externo do TCE/RJ, TCU e CGU), mantendo o foco do estudo nas matérias afins, principalmente. A primeira prova para o cargo de auditor fiscal foi a da SEFAZ/ES, também primeira prova da banca FGV. Me saí muito mal, não fiz nem 50% da prova e percebi que deveria estudar muito mais. 

A posse no cargo de Analista em SC foi uma mudança em vários sentidos. Fiquei distante do marido e filho, mas foi a oportunidade de conseguir mais horas de estudo, já que a jornada de trabalho é de meio período. Segui estudando para a SEFAZ/MG, mas sem planejamento adequado. Fui aprovada na prova objetiva e apesar da nota bem baixa decidi fazer a discursiva. Nesse momento aproveitei para reforçar a base nas matérias da específicas, que também seriam cobradas no concurso do ISS/RJ, que estava com previsão de edital iminente.

Após o resultado de MG (1010°) decidi que iria iniciar a orientação na Guruja, o que deveria ter feito bem antes. Como não o fiz, pensei que para acompanhar aqueles que já estavam com a Guruja antes de mim,  eu deveria me “lascar” de estudar para o concurso que era a possibilidade de voltar para minha família, para o RJ, e no concurso que sempre quis. E foi o que eu fiz. Na plataforma a minha média de horas diárias foi 7h. Como morava sozinha em SC, acordava cedo para estudar e após o trabalho estudava até mais tarde. Dormia pouco mesmo nos fins de semana, quando chegava a estudar 10 horas por dia. Qualquer descanso eu achava que estava perdendo tempo.

Meus principais pontos fracos eram as matérias de exatas. Ficava realmente desesperada, pois até questões mais básicas eu ainda errava muito.  Outra dificuldade também foi direito civil e empresarial, matérias bem extensas e com uma cobrança conhecidamente peculiar por parte da banca examinadora. Além disso, o edital trouxe algumas leis mais específicas dentro dessas matérias. 

Hoje percebo que meu tempo de concurseira poderia ter sido reduzido se tivesse um planejamento adequado desde o começo. Porque quando temos um direcionamento, um planejamento profissional, como a Guruja proporciona, só precisamos nos preocupar em realmente cumprir a meta semanal, mantendo a constância e disciplina. Além do planejamento, todos os recursos, como bizus, testes, resumos, cards do anki e as aulas do Frambach no guruflix foram muito valiosos na minha preparação.

Durante o pós edital o que mais me preocupava era não ter estudado ainda algumas disciplinas por completo, como TI (que o edital trouxe novidades) e economia, duas matérias extensas, além da dificuldade com exatas. Com a orientação do Vinícius pude seguir com mais confiança, pois ele dizia ele que eu estava no caminho certo e, apesar de duvidar, isso me deu mais vontade ainda de agarrar essa tão sonhada vaga no ISS/RJ, afinal era a chance de voltar para casa e no meu sonhado cargo. 

A Guruja disponibiliza muitos materiais de apoio, como os resumos, lei seca bizurada, e-book de jurisprudências, além das tarefas extras e de reforço. Nunca deixava os reforços acumularem e fazia as tarefas extras também. Comprei alguns resumos prontos, mas depois constatei que nem era preciso, pois o material da Guruja é mais que suficiente, além de melhor direcionado, sem erros e com layout agradável para leitura.

Na semana de véspera eu estava de férias, já no Rio, com minha família, o que me deu um certo “conforto”. Mas estava muito tensa, achando que não tinha estudado o suficiente para a aprovação. Cada questão que errava era motivo de achar que não sabia “nada”. Tentei reduzir o tempo de estudo, mas não deu certo, achava que estava perdendo tempo e mantive o ritmo intenso. 

A prova da manhã foi bastante extensa. Fiz primeiro as matérias de maior peso: português, que veio em um nível razoavelmente tranquilo para mim, considerando o histórico da FGV e contabilidade, que me desestabilizou,  por ter vindo uma cobrança mais teórica. Fiz o restante da prova com muita pressa, marquei o cartão resposta deixando algumas questões para rever e entreguei a prova somente ao término do tempo. Saí da prova arrasada. A prova da tarde era a parte específica e fiz com muito mais tranquilidade e confiança. No fundo eu estava bem esperançosa e acreditei que seria aprovada após inserir meu gabarito no ranking, que indicava minha colocação dentro das vagas.

Agradeço à Deus, por ter me dado disciplina e sabedoria para estudar. À toda minha família, especialmente meu marido, que sempre acreditou e me deu todo o apoio, e meu filho Bernardo, por ter entendido o meu distanciamento durante uma fase tão importante da vida dele. Agradeço ao orientador Vinícius pela paciência e orientações sem rodeios.

Depoimento
Anterior

Depoimento
Seguinte

plugins premium WordPress