O primeiro concurso que prestei foi o de militar temporário da Marinha, no início de 2018. Desde então, sempre que saia algum edital que eu achasse interessante, e se, na época, eu não estivesse trabalhando, eu tentava me preparar, sem foco em uma área específica ou, se quer, constância. Nesse período fiz um concurso da área fiscal, a SEFAZ AL de 2019. Claro que os resultados sempre foram reprovações. Em 2022 decidi encarar o estudo para concurso como meu principal objetivo profissional, e escolhi a área Fiscal.
Após ter um foco definido e priorizar o estudo, fiz meu segundo concurso da área Fiscal, a SEFAZ AP, enquanto estudava focado para a SEFAZ MG. Não tinha nenhuma expectativa em passar, ainda sentia que não estava nem perto de um nível competitivo, mas tive uma grata surpresa com a aprovação na prova de Fiscal e na de Auditor. A partir daí, decidi arriscar a SEFAZ PE. Mesmo com poucas vagas, por ser perto de casa e por ter sido aprovado no Amapá, decidi que era um risco que estava disposto a correr. Mas eu sabia que era um risco alto, e que eu ainda precisava aumentar o nível para chegar realmente competitivo. Foi aí que iniciei a preparação com a Guruja, após ver diversos aprovados indicando a consultoria.
Quando comecei as metas, tive certeza que fiz a escolha certa. O edital da SEFAZ PE foi muito extenso e, com apenas 60 dias para a prova, saber o que priorizar era crucial. Nesse sentido, a Guruja fez um gerenciamento de atividades fantástico nesse pós-edital, tenho certeza que tiveram muito trabalho para encaixar os conteúdos mais importantes no tempo reduzido. Tinham muitos assuntos que iria ver pela primeira vez, como AFO, CASP, Economia e uma boa parte de TI.
Por isso, minha carga horária que já era muito alta e cansativa, de 55h a 60h líquidas por semana, teve que ser aumentada para 60h a 65h líquidas. É uma carga que não é saudável no longo prazo, que me obrigou a fazer muitas abdicações, como eventos importantes e atividade física, algo que não recomendo, mas era a única forma pela qual eu conseguia me tranquilizar de que eu estava fazendo o máximo que podia para chegar no dia da prova com a consciência tranquila. Por isso, as únicas atividades extras que eu conseguia fazer eram as de LTE.
Tive algumas dificuldades durante a preparação, como em Direito Penal. Tentei evoluir no assunto, mas com o período reduzido, sem conseguir melhorar meus resultados e por valer pouca pontuação, não foquei tanto nesse ponto fraco. Foi um edital de muita dedicação, mas sinto que com o acompanhamento da Guruja fiz um pós-edital quase perfeito, dentro das minhas limitações.
Nas duas últimas semanas, ainda havia alguns assuntos por estudar no pós, mas decidi não focar neles, exceto alguns indicados nas metas. Foi um período de revisão, através de muitas questões, principalmente as questões favoritadas e as que eu havia errado. Já nos últimos 2 dias, utilizei um resumo que eu havia compilado dos assuntos mais prováveis de cair e os que exigiam mais memorização, mas também com muitas questões. Reduzi a carga horária nos últimos 2 dias para não chegar cansado no dia da prova. Logo antes do exame, revisei alguns assuntos que exigiam memorização, para não perder pontos importantes.
A prova em si foi um desafio de gerenciamento de tempo, como havia alertado o meu Guruja Gustavo. Geralmente inicio pelas matérias de exatas, por sentir mais confiança, mas (e agradeço demais por isso, pois foi extremamente importante para conseguir a aprovação) 2 dias antes da prova falei com o Gustavo e ele disse que provavelmente não teria tempo para fazer todas as questões, e que era melhor priorizar as matérias mais rápidas. Foi uma dica certeira. Deixei as exatas por último, e tive que chutar 5 questões de RLM pela falta de tempo, mas me fez ganhar muito mais questões com o tempo que economizei dessas cinco.
Sai da prova sentindo que não ia conseguir um bom resultado, por ter sido uma prova muito difícil, mas convencido de que eu tinha feito o melhor que pude, tanto durante a preparação quanto durante a prova. E, logo depois veio o resultado: foi inacreditável, ser aprovado no fisco de PE que era meu o sonho e que, há 6 meses, eu nem cogitava em fazer por ter poucas vagas. Tem coisas que a gente não explica, só vivencia. E com certeza eu não poderia estar vivenciando isso se não fosse o Gustavo e a Guruja. Agradeço demais a preparação, não é exagero dizer que essa aprovação não seria possível sem eles!