Alan Marcos Pereira Dias Sales

Cargo:

Auditor Fiscal

Concurso:

SEFAZ AP/2022

Posição

36

Eu comecei a estudar para a área fiscal em janeiro de 2018. Fiz praticamente todos os concursos no meio do caminho (GO, SC, AM, ES, RR, PA, ISS-Campo Grande, ISS-Manaus, etc). Os melhores desempenhos foram na SEFAZ RR e na SEFAZ ES. Na SEFAZ RR eu fiquei por duas questões, na SEFAZ-ES caí na discursiva. Entre 2018 e 2019 eu fiquei 100% dedicado aos estudos (quem dera o Guruja já existisse nessa época). De 2020 para frente eu precisei conciliar trabalho e estudos.

Falando especificamente da SEFAZ-AP, o meu pós-edital foi frenético. Eu tinha fechado praticamente todas as matérias, e precisava dar um gás nas que valiam mais pontos. Considero que a contabilidade (sempre ela, hasuhusash) foi a mais complicada. Mas eu executava as tarefas com a consciência tranquila de que a equipe da Guruja já tinha feito um pente fino nas questões. Resultado? Gabaritei contabilidade geral e avançada nas duas provas. Escorreguei em Contabilidade de Custos, mas não dá pra ter tudo né?

Agora, sobre o planejamento da Guruja: sen-sa-ci-o-nal! Não tem muito o que relatar aqui. Apenas confiem no trabalho do pessoal, é difícil achar alguém com o capricho e a excelência da Guruja. Os cadernos e os bizus são cirúrgicos, o rodízio de matérias leva em conta o peso de cada uma na prova, as dicas, etc. O serviço é realmente completo!

Minha carga horária foi 25-30h por semana no pós-edital. Eu levantava 2:30 para tentar estudar 3h antes de ir trabalhar. E aos finais de semana tentava esticar mais, nem sempre conseguia, mas ia até onde eu aguentasse. Peguei férias no trabalho de 15 dias para fazer as duas provas, neste período a carga horária passou para 6h por dia, em média.

No final de agosto eu tive uma gripe muito forte, fiquei de cama por quase uma semana. Quase não consegui estudar. Mas mesmo assim sempre tentava ler alguma coisa, fazer algumas questões, etc. Além disso, eu fui para a prova com um atraso de 3 semanas nas metas. Fui garimpando as tarefas das matérias que valiam mais ponto para não chegar “muito cru” na prova. Aqui, as atividades prioritárias foram providenciais.

Sobre os erros do pós-edital, eu acredito que eu não usufruí de tudo que a Guruja me ofereceu nas metas. O cenário ideal é fazer tudo (alternativas, regulares, extras, SOS, o que eles passarem), mas minha carga horária não permitia. Pensando em um próximo concurso alvo, acredito que tentaria espremer o máximo de horas possível para sugar tudo que for possível das metas.

A minha reta final foi bem frenética. Eu queria revisar o máximo que conseguisse para fazer uma boa prova. A véspera da prova eu tirei só para revisar minhas anotações. A reta final foi, praticamente, revisão. Segui as dicas do pessoal da Guruja para matar as tarefas chave das matérias mais importantes e deu tudo certo, graças a Deus!

Na prova de Fiscal, eu estava bem tranquilo. Consegui administrar bem o tempo nos dois períodos. Na prova de Auditor, eu fiquei balançado com o período da manhã, pois achei muito difícil. Daí eu me desesperei um pouco para o período da tarde e, talvez, isso tenha me custado preciosos pontos de LTE. Mas não dá pra voltar no tempo, o que me deixa em paz é que eu fiz o meu melhor com a melhor (Guruja).

Tanto na prova de fiscal, quanto na prova de auditor, eu fazia algumas questões sorrindo. Eu literalmente lembrava de uma parte do bizu, de uma dica do mestre Gustavo, de uma questão que errei na preparação, de um vídeo indicado pelos mestres da Guruja, é como se tivesse um dreamteam ao meu lado durante a prova.

Quero deixar registrado o meu agradecimento à mulher da minha vida, Tallita. Sem o suporte e a parceria dela, nada disso seria possível. Só quem vive a rotina de estudar para concurso sabe o quão precioso é o tempo, e ter alguém “segurando” todo o resto faz toda a diferença. Essas aprovações são fruto do meu esforço, mas principalmente do esforço dela.

Nunca tinha contratado uma consultoria, justamente por não achar nada que me convencesse do investimento, até o momento que conheci a Guruja. Não tem comparação, ponto. Na minha jornada de concurseiro perdia muito tempo e energia planejando o que estudar, quais questões fazer e etc. A Guruja foi o diferencial justamente nisso: é só executar a meta, sério, é só executar. Enfim, o próximo level (a aprovação) é com a Guruja.

Depoimento
Anterior

Depoimento
Seguinte

plugins premium WordPress