Comecei no mundo dos concursos na época do ensino médio, sendo aprovado em algumas escolas militares: Colégio Naval, Espcex (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), AFA (Academia da Força Aérea). Porém, resolvi seguir para graduação em uma universidade civil, tendo sido aprovado na USP (Engenharia Mecânica), Unicamp (Engenharia de Alimentos) e UEPA (Engenharia de Produção). Escolhi estudar na Unicamp, me formei, comecei a trabalhar na iniciativa privada, cresci na carreira, casei, tive uma filha até que fui repentinamente demitido.
Ao perceber como o mercado de trabalho na minha área estava precarizado, resolvi estudar para concursos focando na área fiscal, quase 20 anos depois da minha fase concurseira do ensino médio. Porém agora eu precisava conciliar, estudos com trabalho na iniciativa privada, esposa e uma filha pequena para dar atenção. Foi bem desafiador, mas consegui um arranjo que me permitiu manter um estudo consistente.
Foram 3 anos de estudos ininterruptos. Metade do tempo trabalhando na iniciativa privada e outra metade com dedicação integral aos estudos. Conheço essas duas realidades. Bati na trave na Sefaz RR e SEFA PA, até que conheci o trabalho da Guruja, e estudando com essa equipe incrível vieram as aprovações na Sefaz AP e RFB. Estudar com orientação foi um grande diferencial na minha evolução como concurseiro. Agora estando do lado de cá, quero levar esse diferencial para ajudar a quem quiser conseguir a aprovação.