Juliana Fernandes

Oi, futuros auditores! Meu nome é Juliana Fernandes, sou pernambucana (Pernambuco, meu país!!) e sou Auditora Fiscal do Estado de Pernambuco. Sou formada em Ciência Política e Direito (humanas <3 kkkk) e também sou Mestre em Administração Pública.

2014. Nessa época, eu não fazia ideia da jornada que estava pela frente, havia sonhos, desejos, pensamentos… demorei bastante para começar a estudar para a área fiscal e fazia todo o concurso que era possível. INSS, Tribunal de Justiça, Prefeitura. Lembro que vi o anúncio do concurso da SEFAZ/PE, mas eu não havia me graduado ainda, era algo impossível naquele momento.

2017. Grande oportunidade de ficar em casa, imagina só, TCE-PE. Hoje eu sei que jamais obteria êxito nesse concurso. Eu ainda estava estudando sem regularidade, não havia fechado o ciclo básico de nada, pois estudava para quase tudo que aparecia.

2018. Quando direcionei, de fato, meus estudos para a área fiscal (SEFAZ/GO-2018), levei um grande tombo, pois percebi que eu tinha que estudar muito para realizar o sonho de ser auditora. Nesse tempo, quis me dar uma nova oportunidade de estudos, iniciei graduação e mestrado, e continuei estudando sem muita disciplina.

2020. SEFAZ/AL-2020, pertinho de casa, o coração aqueceu. Resultado? Reprovação. Essa foi a que mais doeu no meu coração. SFAZ/DF-2020? Reprovação. É fácil olhar hoje para minha história e pensar que sou apenas regrada de sucessos. Não sou.

O resultado das minhas conquistas só veio depois que coloquei corpo, mente e alma no meu sonho de ser Auditora Fiscal. Não só isso, estava pronta para encarar o desafio com minha mais alta performance. Dar tudo de mim, trabalhar meu emocional, rever o que precisava para compreender melhor as disciplinas, sair da minha zona de conforto e encarar todos os desafios com muita humildade.

Essa foi minha virada de chave.

2021. SEFAZ/CE concretizou todo o esforço de uma concurseira marcada por reprovações e, ainda, com muitos sonhos. SEFAZ/AL e ISS/AJU também concretizaram isso. No fundo do meu coração, eu sabia que não havia terminado o capítulo de concursos. E pernambuco? aaaa, pensei demais nisso. Pernambuco era minha cereja do bolo. Era o sonho mais sonhado.

2022. 8 anos depois, aquele sonho estava lá, mais forte que nunca. Ao mesmo tempo, me vi cheia de medo. Será que consigo novamente? FCC? Como vou conciliar com meu trabalho, graduação? O medo tomou conta e decidi entrar na consultoria do Guruja e colocar todos meus resumos online, comprar o tablet e aproveitar a tecnologia e os recursos ao meu favor.

A preparação foi totalmente diferente quando comparada ao Ceará. Sair da zona de conforto, acolher o medo e dar meu melhor. Foi assim que fiz a prova mais extraordinária da minha vida. Já na primeira meta pude ver um super profissionalismo da equipe. O Geverson me ajudou a tomar as melhores decisões, sobretudo para as matérias que não havia estudado tanto, como CASP. No pós edital, me surpreendi ainda mais com a qualidade dos cadernos de questões, das atividades nas metas e dos bizus. A opção de atividades regulares, avançadas e aprendiz foi excelente, pois consegui adaptar todo o meu pós edital as minhas necessidades.

Como conciliei estudo e trabalho, não tive tempo para planejar nada e, mesmo que tivesse, não acredito que seria necessário. A meta tem diversas opções de estudo e quando sobrava tempo (era raro kkkk), eu fazia as atividades extra. Então, foi muito assertivo utilizar todo o planejamento de acordo com minhas necessidades e ainda usufruir de opções extra.

27 de janeiro de 2023: resultado da SEFAZ PE.

Nesse dia, independente do resultado, eu sabia que tinha dado TUDO de mim. Sabia que a decisão de ter entrado na Guruja tinha sido a mais efetiva. Meu nome poderia não estar lá, mas eu tinha plena convicção de que as melhores escolhas haviam sido tomadas.

Às 14:23, vi meu nome na lista: 8 LUGAR NA SEFAZ PE.

Foi a maior emoção da minha vida. Meu sonho havia se concretizado e eu iria exercer o cargo dos meus sonhos, no meu país Pernambuco. A vida não é plenitude, mas acredito que, naquele instante, eu estava plena.

Hoje, lembrando das quase duas semanas após liberação do edital quando chorei todos os dias, percebo que as músicas de Alceu Valença que tocaram na rua, eram um sinal de vitória.

“Eu lembro da moça bonita da praia de boa viagem…”

2023. Depois de utilizar a consultoria da guruja, não poderia escolher um caminho melhor do que seguir o trabalho com esse time que é a elite da área fiscal. Como vocês puderam ver, coleciono anos de luta. Nesse tempo, aprendi que não há fórmula mágica e procuro ajudar meus alunos a trilhar seus próprios caminhos. Facilitar a trajetória de outras pessoas, compartilhando todo meu conhecimento formado durante tanto tempo é um propósito.

Encerro essa história árdua com meu 8 lugar na SEFAZ Pernambuco, vitória construída ao longo de muitos anos de abdicação, dedicação, persistência e dificuldade. Inicio uma nova história agora “do lado de cá”, olhando para o processo de uma forma diferente, mas com a certeza de que a vitória é possível para todos nós.