O pós edital para o ISS-SP foi o meu primeiro em que eu tive que conciliar trabalho e estudo, antes disso eu tinha estudado por conta própria por uns 2 anos, tive algumas aprovações nesse tempo, mas, claro, queria muito passar para o cargo de Auditor Fiscal Tributário Municipal. Além de estar trabalhando, eu estava há 7 meses sem estudar, seria um novo começo e com um tempo muito contado até a prova, tendo que pegar matérias do zero, como Economia e Administração Pública, e com pouca experiência na área fiscal também – dos concursos fiscais, eu estudei apenas para o SEFAZ-ES, e, depois dele, para nenhum mais.
E, por tudo isso, resolvi contratar a Guruja. Era muita coisa para ver em pouco tempo e o planejamento teria que ser o mais assertivo possível. Eu sempre falo que a Guruja me dava paz (rsrs), eu não precisava me preocupar se estava estudando certo, se estava vendo todo o conteúdo e não precisava perder tempo montando caderno de questões e material de revisão. Eu confiei muito no trabalho e no material que nos forneciam.
O pós edital em si foi bem cansativo, comecei com aquele gás, mas já nas primeiras semanas vi o peso de trabalho + estudo e diminui o ritmo. Minha média foi 22h líquidas por semana, estudava cerca de 3 horas por dia e no fim de semana não era muito diferente disso, era o que eu conseguia fazer. Senti que precisava do descanso, apesar de estar em um pós edital. Muitas vezes mal por estar fazendo essa carga horária, já que sempre escutamos que temos que fazer no mínimo X horas líquidas para passar, achava que não era suficiente, e em 99% do tempo minha cabeça falava que eu não ia conseguir. O que eu fazia era ignorar esses pensamentos e seguir o planejamento, sem pensar se ia dar certo ou não. Acho muito legal essa informação, para a gente ver o peso de um bom planejamento em uma carga horária reduzida, ver que não necessariamente precisamos fazer X horas para ser aprovado e que o pensamento de “não vou conseguir a aprovação” não quer dizer nada.
Uma coisa legal de ter feito Guruja, é que ter a meta semanal ajudava muito nos dias de desânimo, afinal, se você não a fizesse, ia atrasar o planejamento, então eu sempre me esforçava um pouco todos os dias para manter o planejamento em dia. Acho que isso também ajuda muito na constância. Sobre as matérias e o planejamento, eu sentia muita dificuldade em Economia e Direito Empresarial e o que eu tentava fazer era aprender a acertar as questões, e não necessariamente aprender a matéria. Os reforços eu achava muito importante, e sempre tentava fazê-los.
No início conseguia bem, mas do meio pro final do pós edital já não conseguia deixar todos zeradinhos não, eu escolhia as matérias em que tinha mais dificuldade e que tinham um peso maior na prova. Tentei seguir direitinho o planejamento e consegui na maior parte do tempo, na semana antes da primeira prova só que eu resolvi seguir mais o meu feeling, então ali eu escolhia os assuntos e matérias em que eu estava mais insegura e usei bastante meu material de revisão. Uma coisa que eu queria ter feito era ter treinado mais redação, pois fui para a prova me sentindo um pouco insegura.
Por fim, quero dizer que a Guruja foi muito importante para o meu resultado, fiquei muito feliz de ter feito essa escolha. Não sei se sozinha teria dado conta de tudo e se teria mantido um ritmo durante todo o período. Achei o planejamento muito bom, muito eficiente e muito focado em questões. Os materiais, de qualidade.
A plataforma, muito prática e fácil de mexer e a função de acompanhamento de desempenho nos permitia observar nossa evolução ao longo do tempo, comparar o desempenho entre as disciplinas e com outros alunos. Uma ferramenta excelente para visualizar nossos pontos fortes e fracos, identificar
as disciplinas às quais precisamos dar mais atenção e perceber nossa evolução. Enfim, gostei muito do trabalho da Guruja e indico para todos.