Meu nome é Leonardo Passarin, tenho 33 anos, natural de Americana, no interior de São Paulo, e sou formado em Engenharia Elétrica. Atualmente, sou Fiscal de Receitas Estaduais na Secretaria da Fazenda do Estado do Pará.
Comecei meus estudos para concursos públicos em 2017, no último ano da faculdade, mas entre TCC, estágio e outras responsabilidades não consegui me dedicar como gostaria. Em 2018, considero que iniciei de fato minha trajetória como “concurseiro”.
Minha primeira prova foi em setembro de 2018 (SEFAZ-GO), e o resultado foi um desastre, o que me desmotivou muito, pois achei que já tinha estudado bastante (rs). Após “absorver o baque”, fiz minha segunda prova em dezembro de 2018 para Técnico Tributário da Receita Estadual (TTRE-RS), onde fiquei no CR (posteriormente assumi o cargo e permaneci por 1 ano e meio). Em junho de 2019, veio minha primeira aprovação nas vagas para o ISS-GRU (cargo que não assumi). Após esse período, participei de diversos concursos, com algumas aprovações e também reprovações, parei de estudar e voltei, claramente uma trajetória “não linear”.
Hoje, estou na SEFA-PA, atuando no trânsito de mercadorias, uma rotina bem diferente da que imaginei quando comecei os estudos. Trabalho em uma fronteira de estados (posto fiscal) em regime de escala, algo que eu nem sabia que existia, para ser sincero (risos). O recado que deixo é: faça o que tem que ser feito com seriedade e as oportunidades vão surgir, podendo até te surpreender!