Vinicius Laranjeiras

Cargo:

Auditor Fiscal

Concurso:

SEF-MG

Posição

104º

Meus amigos, minha hora chegou e é um prazer escrever esse depoimento. Espero que eu possa motivá-los, assim como outros diversos depoimentos que li durante a minha preparação me motivaram de alguma forma. Meu nome é Vinicius Laranjeiras de Almeida, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 34 anos, sou casado, e tenho dois filhos. Sou formado em Ciências Navais pela Escola Naval. Atualmente sou Capitão-Tenente da Marinha do Brasil, aviador naval e moro em Cabo Frio-RJ.

Comecei nessa peleja de estudar para concursos com 15 anos de idade, logrando êxito apenas 2 anos depois, ingressando, então, na turma de 2007 do Colégio Naval. Durante esse árduo período de preparação, as marcas da persistência, da disciplina, do esforço e do comprometimento incondicional nunca mais saíram de mim e, com certeza, foram fundamentais para minha aprovação.

Retomei os estudos para concurso público em outubro de 2016 com a finalidade de dar mais estabilidade emocional para minha família, pois a vida militar requer uma disponibilidade absoluta para o cumprimento de missões e de possíveis movimentações para qualquer lugar do Brasil e do mundo. Durante o ano de 2017, ainda sem filhos e com o curso de piloto aeronaval atrasado por motivo de corte orçamentário, tive bastante tempo para estudar e fechar o ciclo básico da área fiscal. E aqui vai a primeira dica: não marque data para começar. O melhor dia para começar foi ontem e o segundo melhor é hoje. Esse tempo de estudo no ano de 2017 foi valioso demais. 

Em 2018 tive que me dedicar completamente ao curso da Marinha e paralisei meu estudo para concurso público, os quais só fui retomar em novembro de 2019, pois havia a iminência do edital do TCE-RJ, mas agora eu estava cumprindo um expediente de 8 a 10 horas e sendo escalado para missões. Chegava em casa por volta de 18h e tentava manter o ritmo de 1h a 3h líquidas por dia, era mais para não perder a batida, pois conciliar trabalho, estudo e família era bem complicado.

Mas aí tinha os finais de semana, feriados e férias, e era quando eu virava o “cão chupando manga”. Eu tinha a obrigação de tirar todo o atraso. Estudava em média 20h líquidas no fim de semana (sexta, sábado e domingo) e nas férias/feriados era de 8 às 20h todo dia, pelo menos. E aqui vai outra dica: controle suas horas LÍQUIDAS de estudo e feche os serviços do Guruja. O trabalho que eles fazem é um divisor de águas. Consome muito tempo selecionar o material adequado, preparar o que tem que estudar, planejar revisões, selecionar questões importantes, atentar sobre informações do concurso etc. Não desperdice seu tempo.

Antes da aprovação na SEF-MG, me preparei para os certames de admissão do TCE-RJ e do TCU. Fiz também, em aproveitamento (era a mesma banca do TCU e foi uma semana depois), a prova da CGU. Me dediquei muito para o TCE-RJ e principalmente para o TCU. TCE-RJ foi minha primeira tentativa e não fiquei frustrado por não passar, mas depois da prova do TCU, na qual fiquei por duas questões da etapa discursiva, quase desisti de estudar. Estava com 1 filho pequeno e esposa grávida, era muito sacrificante para ela cuidar de tudo. Mas depois de muita conversa (e discussões também rs), prometi que só iria parar quando conseguisse.

Após de decidir não parar mais, migrei para área fiscal novamente. Menos de 2 meses depois, foi ventilado a possibilidade de ocorrer o concurso de AFRE-MG. Fechei com o Guruja e desde o início fiquei surpreso com a qualidade do serviço. Não tenho dúvidas que foram fundamentais na minha aprovação. E aí vai outra dica: quando não aguentar mais, quando pensar em desistir, tenta pelo menos mais uma vez, estatisticamente é aí que se encontra o ponto de inflexão.

Por fim, agradecer a Deus por ter guiado meu caminho, eu me dedicava como se só dependesse de mim, mas rezava como se só dependesse Dele. E, apesar de ser uma caminhada solitária, cumprindo quase que uma prisão dentro do quarto por anos, para mim seria impossível ser aprovado sem a ajuda dos meus pais, sogros e, em especial, de minha esposa. Muito obrigado por tudo, amo vocês.

Amigos, não desistam nem marquem data para sua aprovação, apenas se dediquem integralmente. Tenham fé. E lembrem-se: É impossível vencer alguém que nunca desiste.

Depoimento
Anterior

Depoimento
Seguinte

plugins premium WordPress