Meu nome é Renata Aubin Dias Saliba, sou Formada em Farmácia-Bioquímica, com mestrado e doutorado na área. Fui proprietária de farmácia por 22 anos e professora de pós graduação por mais de 10 anos. Quando decidi estudar para concurso, planejei os estudos para médio/longo prazo, pois sabia que, em função da minha formação, teria de estudar muitas horas para aprender literalmente todas as matérias do zero, o que demandaria controlar a ansiedade, ter muita persistência e resiliência.
Em regra, fazia leitura de PDF. As matérias mais complexas, principalmente da área de exatas, fiz em vídeo aula em velocidade avançada. Fiz milhares de questões, estudei bastante jurisprudência, mantive revisões constantes, criei resumos rápidos e treinei muitas discursivas tanto em pré bem como em pós-edital. Toda a minha evolução eu acompanhava em planilha de desempenho individualizada, o que me ajudou bastante a analisar os pontos fracos e fortes ao longo dos estudos, ajustando as metas e o meu ciclo de estudos.
Eu já havia estudado por 2 anos e meio para dois outros concursos, que não vingaram (AFT e Senado). Por conta disso, no início de 2021 resolvi migrar para área fiscal, apesar de todas as minhas reservas e medo das matérias de exatas e da Contabilidade, visto que a minha formação é na área da saúde. Assim, estudei especificamente para área fiscal por mais 2 anos e meio. Nesse período fiz 4 concursos na área fiscal, o primeiro foi para Auditor Fiscal do SEFAZ-ES, fazendo 65% da prova, ficando fora do corte para segunda etapa. Entretanto, essa prova foi fundamental para observar meus pontos fracos e o que precisava melhorar, bem como a importância de estudar jurisprudência. Ao fim de 2021 eu fiz o Concurso de Analista IV da SEFAZ-SC, ficando no cadastro reserva.
Em 2022, após passar para a segunda etapa do concurso para Auditor Fiscal SEF-MG (Auditoria e Fiscalização), contratei o pós-edital do Guruja, o qual me ajudou muito para a aprovação tanto na SEF-MG (99º, Auditor Fiscal- Auditoria e Fiscalização) como na SEFAZ-MT (3º lugar, Fiscal de Tributos Estaduais). O material é extremamente didático, com metas selecionadas e atualizadas, que me ajudaram nas revisões teóricas ao mesmo tempo que realizava os treinos de discursivas. A planilha de acompanhamento é completa e bem dinâmica, dando uma excelente visão do desempenho individual e comparativo. O meu Guruja, Gustavo, todas as vezes que precisei de algum suporte ou dúvida, respondeu prontamente. O mesmo para os professores da correção de discursiva. Gratidão a todo o time!
Foi uma jornada árdua, sacrificante, mas cada etapa, cada queda e frustação foram fundamentais para meu crescimento. Não teria conseguido sem o amor incondicional do meu marido e filho, do apoio dos meus pais e das orações e torcida da minha avó. Passar em concurso é muito estudo, dedicação, disciplina e persistência. Além disso, todo concurso realizado, mesmo que em áreas distintas, propicia uma bagagem de conhecimento que vai se acumulando e que, por via indireta, ajuda a resolver as questões de provas futuras. Assim, uma hora a fila anda e chega a nossa vez. O segredo é não desistir!